A dona do blog

Sou a Bruna, tenho 23 anos, nasci no dia 02 de Agosto, sou do interior de São Paulo, adoro fotos, gatos, café, dias frios e livros.
Leia + email me


Facebook Google + Twitter Feeds

20 mil léguas submarinas

23/01/2014 • Por Bruna em Livros.

Eis a resenha do livro 20 mil léguas submarinas de Jules Verne em edição de capa dura ilustrada e comentada publicada pela editora Zahar, com 456 páginas. O livro foi lido para o Desafio literário do tigre que tinha como tema “na estante” no mês de janeiro. Ganhei essa edição maravilhosa em um sorteio no facebook da livraria Travessa e ele está na minha estante desde então.

20 mil léguas submarinas

Um monstro aterroriza os mares e uma equipe é enviada com a missão de livrar a humanidade da ameaça, entre os membros da equipe estão o professor Aronnax, seu criado Conselho e o arpoador Ned Land, que acabam por ser “capturados” pelo capitão Nemo, um homem que, cansado da vida em terra firme, constrói com a ajuda de sua tripulação um submarino chamado Náutilus e jura jamais sair do mar ou utilizar qualquer recurso que não esteja disponível nele. Apesar de serem proibidos de voltar a terra firme, os hóspedes forçados do capitão acabam por aproveitar sua estadia no submarino participando das mais fantásticas aventuras e vendo com seus próprios olhos espécimes curiosas do reino animal e vegetal. A história é narrada pelo professor e tudo é descrito de forma muito detalhada, durante todo o livro o professor faz muito pouco além de dar aulas.

Essa versão do texto é muito mais completa em comparação a outras que eu já passei os olhos, não cheguei de fato a ler o livro todo em outra edição mas li os primeiros capítulos e a diferença é gritante, nesse caso o texto é mais extenso, o linguajar é mais técnico, pra quem gosta de ciências ou está acostumado com um vocabulário científico no geral, principalmente quanto a biologia marinha, o livro é fantástico, uma leitura fácil e as notas são enriquecedoras, pra quem não está muito acostumado ou não gosta do estilo, pode ser um pouco maçante e as notas podem diminuir a velocidade da leitura, como sempre fazem mas, na minha opinião, vale a pena.

Os comentários nas notas de rodapé ajudam a compreender o contexto no qual o livro foi escrito, além de comentar referências usadas pelo autor e curiosidades sobre os temas abordados. Desde que li a edição comentada e ilustrada dos contos e romances de Sherlock Holmes (que eu já mencionei por aqui algumas vezes, e também já tirei algumas fotos como essa no meu flickr), da mesma editora, eu me apaixonei por essas notas de rodapé (que no caso de Sherlock Holmes são páginas no fim do capítulo) me pergunto por que todos os livros não são assim. O entendimento da obra é ampliado e gera uma maior conexão com a história fazendo com que se desenvolva um carinho especial pelo livro e pelo autor, além de aumentar seu nível de conhecimentos gerais.

As ilustrações da época são apresentadas em preto e branco ao longo do livro, inclusive a que foi usada colorida como capa, elas foram feitas com a supervisão do autor para garantir que fossem fiéis ao mundo imaginado por ele, e são excelentes.

O texto de apresentação no começo do livro ajuda também a compreender não só o contexto da história, com informações sobre a vida e motivações do capitão Nemo, como também das intenções do autor ao escrevê-la, com uma breve biografia e resumo da obra, sem estragar as surpresas ao longo do livro para o novo leitor. Porém, acredito que tanto o texto de apresentação como as notas de rodapé se tornem mais interessantes para quem já conhece a história, eu não conhecia e li tudo na ordem, sem pular a apresentação ou notas e isso não estragou de forma alguma a experiência de leitura, mas quando já se conhece a história e já se tem um interesse particular em determinados pontos, se lê esses pequenos extras com maior atenção.

Essa coleção de clássicos comentados e ilustrados da Zahar mora no meu coração, como eu já disse em vários outros posts, e eu realmente espero tê-la completa um dia, ela com certeza agrada qualquer apaixonado por livros e não decepciona ❤.

20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas











12 Comentários em “20 mil léguas submarinas”


Juliana em 24/01/2014 às 11:11

Muito muito muito lindo o livro! E eu sempre achei interessantíssima essa história! Morro de vontade de ler. O livro é lindo, fiquei apaixonada não só por ele, mas também pelos outros que você mostrou no link! Que trabalho belo e perfeito!!! Eu quero todos ^^

Lindas fotos!!

Beijos!

[Reply]

Bruna Reply:

Essas edições são uma tentação, né? Eu gostei muito da história desse livro, algumas pessoas não gostam por ser meio lenta e muito descritiva, mas eu achei legal, tem até um pouco de comédia, alguns trechos são bem engraçados.
Beijos.

[Reply]

Ranieri em 29/01/2014 às 09:09

Que livro bem lindo, Bruna! Fiquei encantado.

Lembro de uma coleção da minha mãe que tinha o mesmo formato clássico e eu amava folhear quando era criança, e uns anos depois encontrei o Sherlock, que por sinal dei de presente para minha colega de trabalho, por achar a cara dela.

A história parece ser super legal e bem diferente do convencional dos livros de hoje, acho que deve ser aquele tipo de livro que tira totalmente no senso de realidade. Isso é ótimo!

Beijoos.

[Reply]

Bruna Reply:

Eu também gosto de livros nesse formato desde pequena, como eu morava com a minha avó, a casa era o deposito da família com os livros de todos os meus tios, pra minha sorte, sempre tinha alguma coisa legal pra ver.
Beijos.

[Reply]

Dani em 01/02/2014 às 12:14

Eu me amarro nas suas fotografias *_*, sei que o foco é a resenha do livro, mas não tem como não ficar encantada com as fotos. http://www.danielices.com

[Reply]

Bruna Reply:

Obrigada ^^

[Reply]

Gabi em 01/02/2014 às 23:42

Adorei sua resenha e suas fotos, Bruna! Fiquei com muuuuita vontade de ler esse livro agora. Ele está aqui na minha estante só aguardando a vez. :D

[Reply]

Bruna Reply:

Obrigada, que bom que gostou. Depois de ler o livro posta no teu blog o que achou dele =D

[Reply]

Rodrigo em 02/02/2014 às 19:49

Acredita que esse livro foi um paradidático da escola? tipo 1001 anos atrás. ahahaha
gostei mesmo de relembrar <3

[Reply]

Bruna Reply:

Que legal, bem que eu gostaria que a escola tivesse me influenciado mais a ler.

[Reply]

Isa em 03/02/2014 às 19:38

Eu amo os livros dessa editora, tenho Sherlock Holmes também e eu amo muito. É um cuidado com tudo, com a capa dura, com as ilustrações, diagramação.. É realmente muito lindo tudo! Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas super já me interessei hehe!

[Reply]

Bruna Reply:

As edições de bolso também são bem legais, tenho o cão dos Baskervilles nessa edição, mas claro que as notas sempre fazem a diferença ♥

[Reply]